(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

História

Conheça a história da cidade de Rio Preto, desde a sua fundação.

História da cidade de Rio Preto SP

É um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo; localiza-se ao noroeste da capital do estado, distanciado desta cerca de 442 Km.

No ano de 2015 a população estimada, segundo Instituto Brasileiro de Estatística é de 442 548 habitantes, sendo então o décimo segundo mais populoso de São Paulo e o 52º do país.

Sua fundação deu-se em 19 de março de 1852, e sua emancipação foi no dia 19 de julho de 1894. O santo padroeiro da cidade é São José, o gentílico é denominado rio pretense.

É formada pelos distritos de Engenheiro Schimitt, São José do Rio Preto (Distrito-Sede), e Talhado, e subdivide-se em cerca de 360 bairros, loteamentos e residenciais.

É um dos principais pólos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Sua história econômica esteve por muito tempo ligado à cafeicultura, também presente em grande parte do estado de São Paulo, principalmente no início do século XX.

A vegetação da cidade varia entre cerrado, cerradinho e capoeira, dependendo da fertilidade do solo e abastecimento hídrico. A cidade é considerada como uma das mais bem arborizadas do Brasil.

Uma das principais áreas verdes da cidade é o parque da Represa Municipal, que conta com um viveiro de mudas onde existem mais de 200 mudas de plantas ornamentais e cerca de 20 espécies de árvores frutíferas. O Parque Represa Municipal também possui uma “Ilha Central”, onde diversos animais típicos da fauna costumam se refugiar.

Outra relevante área verde é o Bosque Municipal, fundado em 1973 e que conta com reserva de mata nativa e um zoológico com aproximadamente 500 animais de 130 espécies.

Economia
Dos 5 565 municípios brasileiros, São José do Rio Preto ocupa a 18ª colocação no ranking das mais promissoras cidades brasileiras para se construir uma carreira profissional, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicado na revista Você S.A..

Setor Primário:
A agricultura é o setor menos relevante da economia de São José do Rio Preto. De todo o PIB da cidade, 23 397 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária.

Setor Secundário
A indústria, atualmente, é o segundo setor mais relevante para a economia do município. 1 386 439 reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). Grande parte da renda oriunda do setor secundário é original do seu distrito industrial, que é composto em geral por micro, pequenas e médias empresas.

Setor Terciário
A prestação de serviços rende 6 555 812 reais ao PIB municipal. O setor terciário atualmente é a maior fonte geradora do PIB rio-pretense. De acordo com o IBGE, a cidade possuía, no ano de 2008, 21 604 unidades locais, 20 955 empresas e estabelecimentos comerciais atuantes e 256 797 trabalhadores, sendo 142 536 pessoal ocupado total e 114 261 ocupado assalariado.

A cidade possui 5 shoppings centers (Shopping Iguatemi São José do Rio Preto, Riopreto Shopping Center, Plaza Avenida Shopping, Shopping Cidade Norte e Praça Shopping). Um dos principais pontos comerciais da cidade é o Riopreto Shopping Center, inaugurado em 1989 e que recebe mensalmente cerca de 1 500 000 de consumidores em uma região que abrange 250 municípios com população de 2,5 milhões de habitantes, nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Assim como no resto do país o maior período de vendas é o Natal.

(fonte Wikipedia)