(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 02/09/2019

Biblioteca Municipal recebe doação de 547 livros

A Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu a doação de 547 livros por meio da campanha Doe Um Livro, realizada em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).

A campanha foi iniciada no dia 6 de julho, com a colocação de uma caixa de coleta no hangar 6 do Aeroporto de Rio Preto, data em que a cidade recebeu uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, com a participação de oito aeronaves e 25 militares da FAB.

A campanha

A coordenadora geral da campanha, Laura Furquim Werneck Xavier, contou na época que foi fechada parceria com a FAB em 2019 para a arrecadação de livros durante todos os eventos da Esquadrilha. “A campanha nasceu de maneira informal, tendo como objetivo principal a conscientização da importância da leitura. Inicialmente, foi lançada no Twitter a ideia de incentivar internautas a doarem livros, particularmente na época de Natal. Surpreendentemente, a proposta teve uma receptividade avassaladora, o que facilitou a transformação da campanha em um projeto consistente e objetivo, com diversos pontos de coleta em todo o país”, contou Laura, que é de Belo Horizonte (MG).

Doações

Entre 2009 e 2017, a Doe Um Livro arrecadou cerca de 2 milhões de volumes em todo o Brasil. Em cada localidade, há uma parceria para direcionar os livros a comunidades carentes, bibliotecas — públicas, comunitárias ou escolares — e organizações não-governamentais.

De acordo com a bibliotecária da Biblioteca Municipal, Márcia Vieira, em Rio Preto, a campanha começou no início de julho e de lá pra cá a instituição recebeu vários exemplares, mas foi na semana passada foi recebida uma quantidade mais expressiva.

Títulos e gêneros

Dos 547 exemplares recebidos pela campanha, 220 exemplares são de títulos para adultos e 327 infanto-juvenis. A maioria são livros de ficção e poesia da literatura mundial. Há também alguns de autoajuda e outros, como filosofia, psicologia, biografia, administração.

Dentre os títulos recebidos estão “A Magia da Comunicação”, de Lair Ribeiro; “Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis”, de Augusto Cury; “Um Porto Seguro”, de Nicholas Sparks; “Quem é você, Alasca?”, de John Green; “Leite Derramado”, de Chico Buarque; “Homem Cobra, Mulher Polvo”, de Içami Tiba; “Solstício de Inverno”, de Rosamunde Picher; além de Clássicos da Literatura Infanto-Juvenil, Irmãos Grimm, Perrault, Andersen; Coleção O Mundo da Criança e Contos e Lendas do Folclore Brasileiro, entre outros.

O perfil oficial da campanha no Facebook https://www.facebook.com/DoeUmLivro/. A organização da campanha pode ser contatada pelo endereço de e-mail [email protected] A campanha é permanente.

Bibliotecas locais

A Biblioteca Pública Municipal coordena a rede de bibliotecas composta pela Biblioteca Central e as bibliotecas dos bairros Anchieta, Eldorado, Novo Mundo, Soraia, a biblioteca do CEU das Artes e um serviço de extensão, o Biblioteca Móvel. Atualmente o acervo total é de 64,8 mil volumes.

Segundo a bibliotecária Márcia Vieira, os livros recebidos na campanha serão disponibilizados em todas as bibliotecas da rede, de acordo com a demanda. “Alguns exemplares vão para o projeto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) “Ler é o remédio para alma””, completou.

Doações e empréstimos

Para doar diretamente para a Biblioteca Municipal, é preciso obedecer alguns critérios: os livros precisam ser de literatura adulta e infanto-juvenil e estarem em bom estado de conservação. Os livros que se enquadrem nestes quesitos podem ser entregues diretamente na Biblioteca Dr. Fernando Costa, localizada na Praça Leonardo Gomes, 001, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e de sábado das 8h às 14h.

O empréstimo de livros é feito mediante um cadastro com apresentação de um comprovante de endereço atual. Menores de 16 anos com autorização dos pais. O empréstimo é por 15 dias e uma renovação pode ser feita online, diretamente na página da biblioteca, no portal da Prefeitura:

https://www.riopreto.sp.gov.br/Biblioteca/Publico!entrar Os acervos de todas as bibliotecas da rede estão disponíveis na página para consultar.

Veja Também