(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 20/10/2020

Cia. Cênica promove lives sobre memória e história de Rio Preto

Dentro do projeto de circulação do espetáculo “Terra abaixo, Rio Acima”, que acontece de forma online, a Cia. Cênica realiza nesta semana a série de lives “Desapresentações – Fios da Memória”. O elenco da peça irá receber convidadas especiais para três bate-papos sobre a memória e a história de Rio Preto, com transmissão ao vivo pelo canal da companhia no YouTube.

Abrindo a série, na terça-feira (20/10), 20h, a convidada será Niminon Pinheiro, falando sobre o tema “Povos originários”. Doutora em História e Sociedade pela Unesp-Assis, ela é pós-doutora em Antropologia pela Unesp-Marília, professora da UNIRP, pesquisadora e membro da Fundação Araporã, além de escritora e militante pelas minorias políticas. Foi contemplada com o Prêmio Nelson Seixas de literatura pelo livro “Os óculos do Pajé”.

A segunda live, na quarta-feira (21/10), será com Denise Cerqueira Rossa Feres, em um bate-papo sobre “Meio Ambiente”. Ela é bióloga pela Unesp-Botucatu, mestre em Ecologia pela Unicamp e doutora em Zoologia pela Unesp-Rio Claro. Na Unesp-Rio Preto é livre-docente em Ecologia de Comunidades, docente aposentada, em regime de trabalho voluntário, e coordenadora do Laboratório de Ecologia Teórica do Departamento de Zoologia e Botânica, além de docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade.

Encerrando a série de lives, integrantes do elenco do Terra recebem na quinta-feira (22/10), Delcimar Teodózio. Ela abordará o tema “Urbanização e patrimônio histórico-cultural”. Delcimar Teodózio é arquiteta e urbanista, mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e conselheira do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo.

Circulação online

Até o dia 10 de novembro, acontece no canal da Cia. Cênica no YouTube a exibição gratuita do vídeo do espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a exibição online substitui as apresentações presenciais previstas inicialmente no projeto, que foi um dos selecionados pelo Prêmio Nelson Seixas 2020 na modalidade circulação. 

Na peça, o progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. A peça inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, concluída em 1978, como a lenda da Velha Barrageira, e em fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul. Em cena, o repertório musical é tocado e cantado ao vivo pelo elenco.

Desde a sua estreia, em 2016, circulou por mais de 50 cidades brasileiras, participando de festivais como o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, e de importantes eventos, como o Circuito Sesc de Artes.

SERVIÇO:

Série de lives “Desapresentações – Fios da Memória”

Canal da Cia. Cênica no YouTube: www.youtube.com/user/ciacenica

Terça (20/10), 20h – “Povos originários”, com Niminon Pinheiro

Minio-currículo: Niminon Pinheiro é doutora em História e Sociedade pela Unesp-Assis, pós-doutora em Antropologia pela Unesp-Marília, professora da UNIRP, pesquisadora e membro da Fundação Araporã, além de escritora e militante pelas minorias políticas. Foi contemplada com o Prêmio Nelson Seixas de literatura pelo livro “Os óculos do Pajé”.

Quarta (21/10), 20h – “Meio ambiente”, com Denise Cerqueira Rossa Feres

Mini-currículo: Denise Cerqueira Rossa Feres é bióloga pela Unesp-Botucatu, mestre em Ecologia pela Unicamp e doutora em Zoologia pela Unesp-Rio Claro. Na Unesp-Rio Preto é livre-docente em Ecologia de Comunidades, docente aposentada, em regime de trabalho voluntário, e Coordenadora do Laboratório de Ecologia Teórica do Departamento de Zoologia e Botânica, além de docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade.

Quinta (22/10), 20h – “Urbanização e patrimônio histórico-cultural”, com Delcimar Teodózio

Mini-currículo: Delcimar Teodózio é arquiteta e Urbanista. Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e conselheira do Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Estado de SP.

Circulação online do espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”

Onde: canal da Cia. Cênica no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica)

Quando: de 10 de outubro a 10 de novembro de 2020

Realização: Cia Cênica, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Rio Preto

Gratuito

Veja Também