(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 12/10/2019

Mais inclusiva, Cidade da Criança recebe brinquedos com acessibilidade

Uma Cidade da Criança inclusiva, com segurança e tecnologia. É com este espírito que a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, entregou nesta quinta-feira, dia 10, quatro novos brinquedos com acessibilidade, sete câmeras de segurança e sistema de Wi-Fi (internet grátis) em toda a área de convívio.

Com a presença de crianças da APAE e alunos de escolas municipais de Rio Preto e da região, o prefeito Edinho Araújo, ao lado da secretária de Esportes, Cléa Bernadelli, vereadores e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pauléra, anunciou os novos investimentos.

São quatro brinquedos adaptados para permitir que crianças com algum tipo de necessidade especial possam brincar e interagir com os demais amigos. Foram implantados dois balanços, uma gangorra e um gira-gira. Os brinquedos são recomendados para crianças de até 13 anos, conforme orientação do fabricante. O custo para aquisição dos equipamentos de lazer é R$ 17,5 mil.

Na segurança já em operação sistema de videomonitoramento com a instalação em pontos estratégicos de sete câmeras. Elas estão posicionadas na entrada, na saída, no banheiro, nas fontes d’água, no robô, no foguete e na tirolesa, ligadas 24 horas gerando imagens em tempo real à Guarda Civil Municipal e ao Copom – Centro de Operações da Polícia Militar. O sistema armazena os vídeos até 60 dias após serem capturados. As câmeras são de alta definição e com visão noturna. O monitoramento vai permitir coibir, também, ações de vandalismo, principalmente nos períodos em que o parque está fechado.

“Aos moldes do que já ocorre no Parque da Represa, nas unidades de saúde e nos pontos de apoio, o sistema visa o acompanhamento do que acontece na Cidade da Criança, seja para registro de eventuais acidentes, coibir vandalismo ou dar mais segurança ao público”, explica o analista de suporte da Empro, Tiago de Oliveira Luiz.

Além das câmeras, o parque passa a contar com cobertura de internet sem fio (Wi-Fi), com acesso gratuito para os usuários. A implementação dos serviços partiu de um pedido do prefeito Edinho Araújo. Os equipamentos foram instalados pela Empro, com um investimento aproximado de R$ 33,5 mil.

Para acessar, basta que os usuários realizem cadastro como nas centenas de outros espaços públicos municipais.

A última novidade é o inicio das viagens do trenzinho que realizará viagens na região próxima a Cidade da Criança. Ele vai circular gratuitamente aos sábados, domingos, feriados e datas comemorativas, das 9h às 12h e das 13h às 17 horas.

Para a secretaria de Esportes e Lazer, Cléa Bernadelli,  responsável pela administração do local, os investimentos servem para deixar a Cidade da Criança acessível a todos. “Queremos a integração e a socialização entre todas as crianças. Para isso estamos inaugurando os novos brinquedos que se juntam ao trenzinho e os sistemas de Wi-Fi e câmeras de segurança”, diz.

“Estamos sempre buscando melhorar e agora com equipamento adequado para aquelas que são portadoras de necessidades especiais e o monitoramento. Hoje a necessidade de uma segurança mais tecnológica. Câmeras espelhadas por todo o parque com uma central acompanhando on-line. O Wi-Fi é uma realidade, necessidade para juventude e as crianças. Tudo isso vem para presentear as crianças no seu dia”, disse o prefeito Edinho Araújo.

Veja Também