(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 01/10/2019

Nelson Seixas 2019: 36 ações integram agenda de outubro



Os projetos contemplados pelo Prêmio Nelson Seixas 2019, programa de fomento cultural da Prefeitura de Rio Preto, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oferecerão uma agenda cultural variada e gratuita no mês de outubro por toda a cidade.

São 36 ações culturais em diferentes locais de Rio Preto, nas modalidades de Fotografia, Literatura, Música, Dança, Teatro,Audiovisual, Formação Artística e Cultura Popular (Escola de Samba).

Agenda

No dia 1.º de outubro, terça-feira, quem abre a agenda é o Projeto Revelação: Exposição Fotográfica Revelação – Vivência Prática em Fotografia Analógica e Instalação da Fotografia Analógica, do Studio Fotográfico Jorge Etecheber.

Nesta data, serão abertas as inscrições para a Vivência Prática em Fotografia Analógica pelo e-mail: [email protected]. São 20 vagas. A vivência em Fotografia será realizada no dia 11 de outubro (sexta-feira), 19h30 às 21h30 e 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), das 9h às 12h e 13h às 17h.

Fotografia

O resultado do trabalho, a Exposição Fotográfica “Revelação” e a Instalação da Fotografia Analógica, será apresentada ao público em geral, de 15 a 20 e de 26 a 28 de outubro, das 9h às 11h e 14h às 16h. De 21 a 25 de outubro (segunda à sexta-feira), das 9h às 11h e 14h às 16h, a visitação será reservada a grupos escolares previamente agendados. Todas as ações ocorrem do Projeto, acontecem no Studio Fotográfico Jorge Etecheber, que fica na Rua Silva Jardim, 4053 – Bairro Santa Cruz (próximo ao Atacadão).

A proposta do projeto, de acordo com o proponente, o fotógrafo Jorge Etecheber é permitir o contato da comunidade rio-pretense, em especial os adolescentes e jovens, com a história, princípios, conceitos e fórmulas da fotografia analógica, que está na base de qualquer tecnologia disponível na era digital em uma vivência prática em fotografia analógica que resultará em

uma exposição fotográfica, chamada “Revelação”, produzida pelos participantes em torno da fotografia analógica.

Literatura

Também no dia 1º, abrindo a programação do mês, tem apresentação do projeto de Literatura, a Contação de história: “Besouro Mangangá” , da contadora, Camila Signorini, no CEU das Artes às 14h. A história descreve, através dos toques do Berimbau, a saga do menino Manuel no universo da Capoeira, a conquista do seu nome “Besouro Mangangá” e toda a sua bravura na luta pela resistência, cultura e liberdade de seu povo.

Investimento e atrações

As atrações continuam ao longo do mês com uma agenda cheia de ações culturais que percorrem as diversas regiões da cidade, oferecendo atrações para públicos específicos em instituições como escolas, praças, espaços culturais alternativos, espaços públicos, ruas, biblioteca, instituições sociais, entre outros, com ações abertas para todos os públicos.

Com o propósito de democratizar a produção cultural e o acesso da população a essas criações de artistas locais, o Prêmio Nelson Seixas 2019, premiou 48 projetos, em fomento cultural, tendo neste ano, o seu maior investimento de todos os tempos – R$ 1,2 milhão.

A circulação integra apenas a primeira etapa do Prêmio Nelson Seixas, que este ano ganhou também a edição Nelson Seixas-Proac Municípios, com outros 24 projetos premiados, o que elevou o investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura em R$1,5 milhão em fomento, o que corresponde a 40% do orçamento da pasta e contemplou ao todo 72 projetos culturais que vão render centenas de ações gratuitas para a população rio-pretense nos próximos meses.

Veja Também