(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 28/07/2020

Rio Preto chega a marca de 7.997 contaminados pela covid-19

Com mais 291 casos registrados a Secretaria de Saúde de Rio Preto informa nesta terça-feira, dia 28, que a cidade tem no momento 7.997 pessoas infectadas pela covid-19. Outros 3 óbitos foram confirmados nas últimas 24 horas totalizando 219 mortes pela doença.

Do total de contaminados, 5.111 (64%) já se encontram recuperados, 1.139 são profissionais que atuam na área da saúde local e outros 1.011 apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), destes 615 já estão recuperados.

Gráfico apresentado nesta terça-feira, durante atualização dos números, revela que o número de casos confirmados para a covid-19 vem crescendo, mas houve redução significativa da semana retrasada para a semana passada, de 1.763 casos para 992. Nesta semana, iniciada no domingo, dia 26, até o momento o acumulado é de 114 casos positivos para a doença.

Quando se analisa o percentual de positividade a média tem se mantido ao longo das semanas em 30%. Ou seja, a cada 100 pessoas que passam por testes 30 estão contaminadas pelo coronavírus.
Nos casos em que pacientes precisam de internação devido aos casos graves, 73% deles apresentam covid-19. O percentual cai para 28% de positividade quando o quadro apresentado é de sintomas leves.

“Antes tínhamos um número de casos leves muito próximo dos casos graves. Com o passar do tempo os casos leves se mantém variando de 25% a 30%. Olha o que aconteceu com os casos grave, tem aumentado, aumentou 73%. Isso é um dado importante. Uma das razões é que no início, em junho, final de maio, tínhamos outros vírus circulando que não foram testados, a porcentagem era muito próxima. conforme foi diminuindo o número de síndrome respiratória grave causada por outros vírus a positividade do coronavírus aumentou”, explica o secretário de Saúde Aldenis Borim.
O secretário de Saúde também lembrou que embora Rio Preto apareça na 10 posição dos municípios do estado de São Paulo com mais casos em números absolutos, o índice da doença na cidade é de 1.644 casos para cada 100 mil habitantes, com uma letalidade de 2,7%.

“A letalidade é baixa, uma das menores do estado de São Paulo. Isso quer dizer que temos um sistema de saúde eficiente. Nossas UTI’s, hospitais, tem uma qualidade importante, são responsáveis por esse numero ser tão baixo, pela qualidade da medicina exercida”, afirma Aldenis.

No entanto, o secretário lembra que Rio Preto passa pelo pico da doença e que existe preocupação real com a capacidade de atendimento oferecido aos pacientes que procuram os serviços na cidade.

“Estamos no pico, com muitos casos. Tem nos deixado preocupados o número de casos em relação ao número de leitos. O número de leitos é um grande problema, não só para Rio Preto, mas para toda região. Então estamos criando leitos conforme a necessidade da saúde e não é impossível que em pouco tempo tenhamos que nos preparar para aumentar o número de leitos para os cidadãos rio-pretenses”, finaliza.

Houve um aumento de oito internações nas últimas 24 horas, agora são 314 pacientes internados (126 em UTI e 188 em enfermaria). Dos internados 177 tem covid-19 – aumento de 7 internações – sendo que 81 estão em UTI e 90 em enfermaria.

Veja Também