(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 07/08/2018

Rio Preto Shopping - Homenagem a Caetano Veloso encerra ciclo dos ´gênios da MPB`

O último cantor-compositor da música popular brasileira homenageado pelo projeto ‘Desenhando com os gênios da MPB’ nesta série, é o genial Caetano Veloso. Em sua obra ele flertou com vários estilos musicais, construções poéticas e línguas.

Caetano foi eleito, pela revista Rolling Stone, o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra, e o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.

O artista plástico convidado a se inspirar no mundo poético musical de Caetano é o renomado Valdenir Bonfim.  A exposição tem início no dia 07 de agosto, nesta terça-feira, data de aniversário do homenageado. O leonino completa este ano, 76 anos.

Os sucessos que serviram de inspiração para os trabalhos que compõem a mostra de Bonfim, são: Tropicália, Circuladô de Fulô, Canto do povo de um lugar, Soy loco por tí, América, Terra, A terceira margem do rio, Alegria alegria e O índio (mesa).

Além das telas de Valdenir Bonfim em homenagem a Caetano Veloso, também constam desta Mostra, uma tela de cada um dos artistas plásticos que participaram do projeto, que também estarão presentes na abertura.


Sobre Valdenir Bonfim

Bonfim tem formação em Economia. Teve participação especial no III Salão Nacional de Arte Contemporânea – São Paulo. Entre as exposições individuais que participou estão: Espaço Cultural Banco do Brasil – São Paulo, Centro de Artes São Paulo; Conjunto Cultural Sé – São Paulo; Fundação Nacional de Arte – Funarte – São Paulo; Conjunto Cultural da Caixa – Brasília; Fragmentos de um Dia Longo – SESI – São Paulo; e Mosteiro de São Francisco Chaves – Portugal.

 Também participou das coletivas: 50º Salão Paulista de Belas Artes – São Paulo; Projeto “Brasil Descobre Cabral” - SESC – São Paulo; Lewarne Galleries – Vancouver – Canadá; II Salão Nacional de Pintura Contemporânea Brasileira – São Paulo.

Principais Premiações: Prêmio “Viagem ao Exterior”; 1º lugar – II Salão Nacional de Arte Contemporânea – São Paulo; e Prêmio Projeto Escolhido para o Conjunto Cultural Nacional - Brasília


Desenhando com os gênios da MPB

O projeto “Desenhando com os gênios da MPB” teve início em agosto de 2017, com a proposta dos artistas plásticos convidados a participar se inspirarem em músicas dos gênios homenageados.

‘Desenhando com os gênios da MPB’ teve início com homenagem ao músico Gilberto Gil, pelos artistas Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes; em outubro foi a vez de Zé Ramalho, com os artistas plásticos Edna Stradioto e Rafael Cubone; em dezembro, Rita Lee pelas artistas Germana Zanetti e Jane Ferrari; em janeiro, Tim Maia por Wild Wilde; em fevereiro, homenagem a Martinho da Vila e Clara Nunes, com ilustrações de Wesley Estácio e Hélio Kaname; em março, homenagem a Elis Regina, com telas de Eliara Bevilacqua; em abril, Raul Seixas pelo caricaturista Lézio Júnior e o artista plástico Rodrigo Silva; em maio, Tom Jobim, com telas de Ary Salles e Eduardo Bittencourt; e em junho, Daniel Firmino, Doroteia Marra e Orlando Fuzinelli homenagearam Chico Buarque.


Trecho do texto “Entreveros do Bonfim” (Romildo Sant’Anna, Lisboa)

Bonfim não transige de ser liberto, autêntico. Usa plataformas variadas, coletadas ao acaso nos caminhos. Pode que seja uma caixa esquecida, um tampo ou lasca de madeira, uma placa enferrujada, tábuas lanhadas de intempérie ou superfícies que alembrem situações imaginadas ou vividas. Recompõe-nas como marceneiro, numa viagem mais sensorial que emotiva mais intuitiva que lógica.

Hábil na penetração dos labirintos ingênuos dos sentidos, em método forjado na pesquisa, não se verga à boniteza comercial e aos padrões simplificados do gosto.

Leal a seu entorno sertanejo, à gesta do povo, ao hálito irresistível de sua terra, consubstancia o comum pra refletir o insólito, o transitório no afã de eternizá-lo.

 

Veja Também