(17) 3280-6434   (17) 99716-9749

Notícias

Informativos e Novidades sobre Rio Preto-SP.

  • Postado em: 08/05/2020

Rio Preto tem 236 pessoas com coronavírus

Com 29 novos casos confirmados nas últimas 24 horas Rio Preto tem agora 236 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19). São 4.210 pacientes atendidos com estado gripal, sendo que 2.326 foram testados e 2.090 testes foram negativados.

São 61 pessoas recuperadas, 75 contaminados são profissionais da saúde, 49 apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 77 foram detectados com a doença ao serem testados pelo Projeto Sentinela. Neste momento o coeficiente de incidência para Covid-19 em Rio Preto é de 51 casos para cada 100 mil habitantes.

Durante a apresentação nesta sexta-feira, dia 8, o secretário de Saúde Aldenis Borim reforçou a importância da testagem de pacientes, lembrando que Rio Preto é uma das cidades do Brasil que mais testam.

“Estomas testando 60% de todos os estados gripais que chegam aos nossos serviços. Sejam eles privados ou conveniados. Isso só pode ocorrer em uma cidade onde esses convênios se entendem”, destacou.

Os dados referentes a testagem, segundo o secretário, “dão muita segurança” para definir quem dos pacientes com estado gripal estão ou não com Covid-19, ou se trata apenas de algum outro sintoma gripal.

“A testagem é fundamental para orientar os passos a serem tomados dia-dia. Nós estamos aumentando nosso índice, independentemente, do número de testagem. Começamos lá atrás com uma porcentagem de positivos de 5%.  Pulamos para 15% e estamos em torno de 20% agora”, afirma Aldenis.

Sobre o percentual de casos confirmados de coronavírus por faixa etária o grupo entre 40 a 49 anos lidera com 26,91%, seguido de 30 a 39 anos com 21,52%.

“Pessoas abaixo de 20 anos tem uma incidência muito baixa. A criança e o adolescente apresentam menos sintomas, doenças menos graves, porém é um transmissor importante”, destaca o secretário.

Dos casos positivos 5 estão internados ou em UTI’s na Santa Casa, 3 na Beneficência Portuguesa e no Austa, 2 no Hospital de Base e uma pessoa no Santa Helena. Lembrando que estes pacientes são moradores apenas de Rio Preto.

O secretário de Saúde voltou a reforçar a importância do isolamento social e destacou que nos últimos dias está havendo um deslocamento muito grande de pessoas pela cidade. Aldenis admitiu que isso pode fugir do controle.

“Esse deslocamento é extremamente grave. Uma situação que hoje está sob controle pode fugir. Pode chegar o momento que nós não conseguimos controlar mais. As pessoas estão relaxando se sentindo mais seguras. Não se desloquem”, disse.

A Prefeitura de Rio Preto publicou Ato Normativo orientando as pessoas a não irem aos cemitérios da cidade neste domingo, dia 10, quando é comemorado o Dia das Mães. Aldenis afirma que inicialmente a ideia era de que todos os cemitérios fossem fechados, no entanto, foi respeitada a decisão de cada um de visitar seus entes queridos.

“Dia das mães é o segundo dia do ano com mais visita a cemitérios. Isso é uma preocupação que foi discutida. Na realidade, o ideal seria fechar os cemitérios para visitação porque a aglomeração é grande e o índice de contaminação e muito intenso, porem respeitando a sensibilidade das pessoas, a necessidade que muitas vezes é cultural, religiosa, nós resolvemos apenas recomendar que não vá ao cemitério no Dia das Mães”, disse.

Atualização dos dados coronavírus 08/05

 

Veja Também